Vídeo aula: muito mais do que professor e apresentações.
Você já faz um curso à distância por vídeo gravado? Se sim, você sabe o quanto é difícil prestar atenção nas aulas. Nós tendemos a ficar com a mente inquieta em meio à agitação do nosso dia a dia e ficar 30 a 40 minutos em frente ao computador assistindo aulas pode ser extremamente cansativo.
Mas porque não é cansativo ficar em frente a TV assistindo uma série? Uma das possíveis respostas está na forma de passar o conteúdo. Nas séries, filmes e programas de TV as histórias são construídas seguindo uma linha que inclui mudanças de ambiente, de emoções, de ritmo e principalmente uma construção na qual o cérebro de quem assiste trabalha para estabelecer relações entre as informações que são passadas no vídeo. Como em um episódio de investigação no qual você constrói suas hipóteses na medida que a história é contada e fica ansioso pela próxima parte, para desvendar os enigmas que foram lançados. Junto a isso, as técnicas de storytelling orientam a narrativa para criar identificação e envolvimento com o público.
Tudo isso pode ser usado em uma vídeo-aula. Podemos ter animações, atores e muitos outros recursos da TV que potencializam a qualidade do aprendizado. O mais interessante é que o EAD permite que essa produção seja feita com uma economia muito maior de recursos do que se imagina. Utilizando a criatividade dá pra misturar histórias com matéria técnica, fazendo sua aula ficar muito mais interessante e aumentando o resultado em aprendizado.
Desde 2014 já produzimos mais de mil horas de vídeo aulas, aqui segue um clipe com algumas cenas:
https://www.youtube.com/watch?v=wHq6g769130